“Minha raça, minha cor, minha identidade.” – Evento que fechou a semana da Consciência Negra.

O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

No último sábado(19), no Ginásio de Esportes de Tamandaré, a Associação Padre Enzo, realizou um evento “Minha raça, minha cor, minha identidade.” em prol da comemoração e homenagem a semana da consciência negra. Apresentações, comidas, palestra foram uma das atrações da noite. O Evento foi aberto ao público e o grande objetivo tinha o fortalecimento e reafirmação da cultura, bem como aceitação da identidade.

dia-nacional-crecehe

Debate: Plano decenal dos direitos da criança e do adolescente.

Nos dias 14 à 16 de novembro de 2016, no santuário das comunidades que fica localizado na cidade de Caruaru, em Pernambuco, ocorreu um evento que debateu sobre o plano decenal dos direitos da criança e do adolescente,. Nesse encontro, estavam presentes várias culturas, religiões e costumes distintos. O Centro Padre Enzo foi uma das instituições convidadas para participar desse debate. Acompanhados pela sua educadora Lúcia Marques, os alunos Gabriel e Zaiane, foram fazer parte desse encontro, onde puderam expressar suas opiniões sobre a sociedade e seu futuro. Além de ter passado por uma maravilhosa experiência de conhecer pessoas e culturas diferentes. “Foi muito bom, porque envolveu culturas diferentes, falamos sobre raças, drogas, abuso sexual de crianças e adolescentes, aprendi sobre os meus direitos na lei, discutimos sobre a PEC e várias outras coisas. Oque eu mais gostei foi que pegaram opiniões dos adolescentes que muitas vezes são pouco ouvidos.” Disse Gabriel, aluno de 15 anos, que participou do encontro.

15078566_701229180024287_8423979603133763500_n

Vem aí o nosso mais novo espetáculo. Dia 19 de Novembro às 19h30. Fiquem atentos e vamos divulgar o local da apresentação!

Lelê olha para o seu cabelo e pergunta: de onde vem tantos cachinhos?

Essa é uma narrativa que conta a trajetória de uma menina negra que por não aceitar a forma que tem o seu cabelo começa uma interessante busca em um livro que fala de costumes africanos, querendo entender suas origens.

Nessa busca das origens, principalmente do seu cabelo, de lá para cá, Lelê descobre uma infinidade de possibilidades e beleza para seus cabelos enrolados. Um novo universo surge para a menina, encantada com tantas histórias e tradições.

cabelo-de-lele-face

Centro de Solidariedade Padre Enzo realiza Jantar dos Empresários

moldura-padrao-projeto-tamandare-1800

Na última quinta (06/10), aconteceu à segunda edição do Jantar dos Empresários, no Centro de Solidariedade Padre Enzo. O jantar contou com a presença do comércio e apoiadores locais e cidades vizinhas. O intuito do encontro foi para agradecer o apoio ofertado em nossas ações e os padrinhos.

Lúcia Melo, Presidente da Instituição, esteve presente junto a integrantes da Diretoria e do Conselho. Ainda sobre os convidados, tivemos a presença e a fala do Padre Arlindo. O evento ainda contou com a presença do representante dos comércios e o atual vereador Mundinho, o vereador mais votado das eleições 2016, Irmão Valdir e vereador reeleito Irmão André.

O jantar teve início às 19h30, com apresentação e muita música. A animação continuava com apresentações de frevo e percussão. O momento celebrou também a entrega dos certificados dos Cursos de Formação em Gastronomia e Informática básica. Em seguida, foi iniciado o jantar e fechando a programação tivemos a explanação da Campanha de Apadrinhamento.

Gostaríamos novamente de agradecer a presença de todos e agradecer também aqueles que não conseguiram vim, mas que sabemos que podemos contar sempre. Muito obrigado.

Grupo Percussivo do Projeto Tamandaré se apresenta em Recife

png-site-creche

 

Grupo Percussivo do Projeto Tamandaré se apresenta em Recife, em prol de uma causa muito importante em parceria com o Movimento Pró-Criança. O motivo do encontro, que teve como cenário o Recife Antigo, era sensibilizar sobre a reconstrução do Sede do Movimento Pró-Criança. A programação teve início às 9h e com muita música e animação, o Grupo Percussivo do Projeto Tamandaré marcou a sua presença e mostrou o seu talento para os Recifenses.

O Projeto Tamandaré precisa também da sua ajuda para manutenção e ampliação das suas atividades. Seja um Padrinho e ajude a manter esse Projeto realizado em Tamandaré, que assisti mais de 300 crianças em suas atividades de creche e contra-turno, oferecendo bem estar e várias possibilidades de aprendizados através dos cursos e formações.

Conheça mais o nosso Projeto. Visite a nossa Instituição.

Festa de Encerramento do Projeto Ensinando e Aprendendo oferecerá Festival Gastronômico.

cartaz - festival gastronomico visto de CESAR - POST SITE

O Projeto Ensinando e Aprendendo, projeto que tem o aporte do Criança Esperança e apoio da Cufa Pernambuco, está chegando na sua reta final. A Festa de Encerramento que acontecerá nos dias 18,19 e 20 de Dezembro.
No dia 19 (sábado), na Creche Padre Enzo, acontecerá o Festival Gastronômico de Tamandaré, onde irá reunir 05 (cinco) Restaurantes da localidade, colocando à venda os seus melhores pratos. Cris Galvão, com todo o seu talento, fará uma apresentação ao vivo, deixando o clima ainda mais gostoso para o público presente. Além de sorteios especiais que acontecerão no decorrer do Festival.
Dia 19, sábado, às 11h30 na Creche Padre Enzo, O Festival Gastronômico de Tamandaré. Não percam.
ENTRADA GRATUITA.
Obs.: ENTRADA GRATUITA. *Os pratos serão vendidos

Encerramento do Curso de Empreendedorismo e Padaria.

Alegria, aprendizado e sem dúvida, muito empreendedorismo na veia. Assim, encerra-se o ciclo do Curso de Empreendedorismo e Padaria, proposto pelo Projeto Ensinando e Aprendendo, projeto que conta com o aporte do Criança Esperança e apoio da Cufa Pernambuco. O curso aconteceu de Março até Dezembro, onde as crianças tiveram contato com o modo de preparado, as propriedades dos ingredientes e todos os elementos envolvidos para a produção de diversos produtos. Durante esse tempo, as crianças foram motivadas a despertar o lado empreendedor e muitas delas levaram os ensinamentos para as suas casas e assim, geraram renda para a sua família, ensinando aos pais ou responsáveis as técnicas desenvolvidas em curso. O Encerramento aconteceu na Pizzaria Farol e contou com a  participação de convidados e pais dos alunos, em uma grande vitrine de degustação de produtos feitos e ensinados durante o curso.

Os jovens participantes do curso receberão os seus certificados durante o encerramento do Projeto Ensinando e Aprendendo nos dias 18, 19 e 20 de Dezembro do presente ano.

Curso:
Empreendedorismo e Padaria
Professor
Jefferson Santos


posts fim de ano criesp

PROJETO ENSINANDO E APRENDENDO – TAMANDARÉ/PE VISITA O INSTITUTO RICARDO BRENNAND

 

Na última quarta-feira (21), um grupo de crianças e adolescentes, atendido pelo o Projeto Ensinando e Aprendendo, um projeto que tem o aporte do Criança Esperança e apoio da Cufa Tamandaré, visitaram o Instituto Ricardo Brennand, localizado no Bairro da Várzea, no Recife.

O Instituto Ricardo Brennand coloca Pernambuco no roteiro das grandes exposições Nacionais e Internacionais. Com 1200 m², o salão expositivo tem capacidade de receber até duas mostras simultaneamente e conta com equipamentos de alta tecnologia para preservação de umidade, temperatura, luminosidade e segurança.

Um grupo de 40 crianças e 8 educadores, se locomoveram da Tamandaré, bairro do Oitizeiro, local onde o Projeto Ensinando e Aprendendo é executado e foram a essa visita. O grupo foi dividido em dois, onde um dirigiu-se até a Pinoteca e o outro ao Museu das Armas. Um momento rico e uma excelente oportunidade de gerar experiência com o contato com a informação, cultura, artes e tantos outros aspectos interessantes para a formação intelectual desses jovens.

O Projeto Ensinando e Aprendendo, já ofereceu até o momento muitos passeios para gerar essa vivência e experiência. Todos ficaram imensamente maravilhados pela beleza, estrutura e organização do Instituto Ricardo Brennand. Sem dúvidas trazem de volta para Tamandaré muitos conhecimentos e um sentimento muito positivo.

É preciso colocar na vida dos jovens o roteiro de visitas a museus e exposições de arte para gerar o sentimento e interesse sobre esses assuntos. Acreditando nisto, o Ensinando e Aprendendo segue com a sua proposta de oferecer passeios como complemento da formação e aprendizado desses jovens.

NOVO-CRIESP-11111

Projeto Ensinando e Aprendendo visita o Espaço Ciência em Olinda.

Criançada do Projeto Ensinando e Aprendendo, projeto que tem o aporte do Criança Esperança e apoio da Cufa Tamandaré, proporcionou um passeio para o Espaço Ciência, localizado em Olinda.

O Espaço Ciência é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais das descobertas científicas e tecnológicas do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

No passeio as crianças receberam informações aos cuidados com o planeta, conheceram experimentos e tiveram acesso ao setor das grandes estátuas dos dinossauros, fazendo assim uma viagem no tempo e conhecendo a história. Um momento rico de aprendizados. O Projeto Ensinando e Aprendendo tem no DNA a característica de acreditar no aprendizado a partir de experiências e vivências.

12096426_526716944142179_6378223792758990938_n

Projeto Ensinando e Aprendendo oferece preparatório para o ENEM para os jovens de Tamandaré.

Projeto Ensinando e Aprendendo oferece preparatório para o ENEM para os jovens de Tamandaré. O Projeto tem o aporte do Criança Esperança e apoio da Cufa Tamandaré. Observando o quadro e demandas locais, foi percebido a importância de um curso, cujo objetivo é complementar os estudos vistos em aulas, com aulões específicos de cada matéria, com foco em questões recorrentes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A divulgação sobre o preparatório ocorre desde de setembro com visitas as escolas, divulgação de cartazes em pontos de Tamandaré e chamadas em rádio. Esse final de semana foi marcado com aulas das matérias de Geografia, Física e Química. Para saber mais informações, fiquem atentos na nossa fanpage (Facebook) e aqui no site.

12109194_528751727272034_4359371822293585493_n